Hwange National Park

Hwange National Park é a maior reserva de animais do Zimbabwe e uma das maiores da África. Ele fica localizado no Noroeste do país e faz fronteira com a Botswana. Há 70 anos atrás o parque nacional já foi considerado um dos lugares com maior concentração de Búfalos e Elefantes em toda a África, mas mesmo assim hoje em dia ainda é repleto de animais durante o ano todo. 

Quando fechamos nossa viagem para o Zimbabwe, fizemos tudo com a mesma empresa, que possuí lodges, aviões, ônibus, carros etc. A Wilderness Safaris é uma organização gigantesca que organiza viagens e possuí recursos em todo o continente africano. A equipe de funcionários dessa empresa é super atenciosa, carinhosa e compreensiva com todos os seus clientes. 

O único meio de chegar no Hwange National Park é através de aviãozinho pequeno pela pista de pouso de Linkwasha. Dentro do parque existem 3 lodges, sendo os 3 da Wilderness Safaris (Little Makalolo, Linkwasha Camp e Davison's Camp). Fiquei hospedado no Linkwasha Camp, um lodge a 30 minutos da pista de pouso e que possuí apenas 10 cabanas (chiques). O pequeno hotelzinho é extremamente aconchegante e possuí uma excelente equipe de funcionários. Por estarmos no meio da Savana Africa e no habitat natural dos animais, é preciso saber que existe o risco de algum animal entrar nos limites do hotel. Para evitar nenhum acidente, os funcionários do hotel andam armados e são autorizados para machucar o animal em casos de apenas extrema urgência. A regra mais importante do lodge é que durante a noite é proibido andar desacompanhado de um funcionário do hotel e nem sair do quarto. Nesses lodges a segurança vem sempre em primeiro lugar e em cada cabana possuí uma buzina que só deve ser pressionada em caso de emergência.

A única atividade que tem para fazer no Hwange National Park é Safari. Também chamado de Game Drive (Safari de carro), normalmente se faz 2 procuras de animais por dia. Estive no Zimbabwe nos meses de verão (Novembro-Fevereiro), onde as temperaturas ao amanhecer e de noite eram mais frescas (por volta de 20ºC) e ao longo do dia chegavam a ser extremamente quente (por volta de 35ºC). Como os animais possuem uma rotina e nós somos os intrusos por invadir o habitat natural deles, não podemos intervir na natureza (seja um animal machucado ou uma briga entre eles). Desta forma, temos que nos adaptar aos horários dos animais. 

A maioria dos lugares em que se faz Safari, o primeiro Game Drive sai ao amanhecer por volta de 5:30 (hora do dia em que está fresco e os animais estão acordando) e o segundo Game Drive acontece no fim da tarde (hora em que o clima começa a ficar mais ameno e os animais saem do meio dos arbustos). O Linkwasha Camp não possuí wifi e nas horas em que não é realizado nenhum Safari o tempo é utilizado para descansar, ir na piscina e desfrutar da paisagem.

Quando marcamos nossa viagem para o Zimbabwe, começamos a pesquisar em como poderíamos ajudar uma comunidade local perto de onde estaríamos. Achamos uma ONG chamada Pack for Purpose, uma organização que atua em vários países do mundo e que pede suprimentos de todos os tipos para pessoas do mundo inteiro. O site indica diversas comunidades, e como podemos ajudá-las, em diferentes países e regiões que vivem afastadas da sociedade e necessitam de suprimentos. Escolhemos ajudar a Ngamo Village, uma tribo que vive a uma hora e meia de carro do Linkwasha Camp, doando materiais escolares. 

O lema da Pack For Purpose é  "Simply use a small amount of space in your luggage to pack supplies needed by community projects around the world" (Simplesmente use o pequeno espaço da sua mala para levar materiais para comunidades ao redor do mundo). Desta forma, poucos dias antes de embarcar para a África passamos em uma papelaria  e compramos um monte de materiais escolares listados pelo site. Como estava viajando em um grupo de 18 pessoas, ficou combinado de que cada um ia levar 3kg de materiais em suas malas e que juntos daria por volta de 54kg.

Durante nossa estadia no Linkwasha Camp os funcionários do lodge deram-nos a oportunidade de ir até a Ngamo Village para entregar os materiais escolares pessoalmente para a comunidade. Infelizmente eu escolhi não ir até a vila e sair para fazer Game Drive. 

Gostaram? Dúvidas? Deixem seus comentários aqui.                                                     Acompanhem mais fotos no instagram do Tripglobe!!!