Tromsø

Tromsø é uma pequena ilha portuária banhada pelo Oceano Ártico bem no norte da Noruega. Acima do Círculo Polar Ártico, onde está localizada a ilha, o sol não é algo muito presente durante o Inverno, assim o "dia" dura muito pouco. Enquanto estive em Tromsø, o céu começava a ficar claro por volta de 11 da manhã e 3 horas da tarde já estava escuro denovo. Assim, o sol nunca aparecia em sí, mas o céu ficava claro por um curto período de tempo, onde só se via um clarão atrás das montanhas. Com isso, o frio é algo surreal e de outro mundo. As temperaturas variavam de -12 á -17 graus todo dia.

Estive lá por um período de tempo de 5 dias e 6 noites no hotel Clarion Hotel The Edge, um excelente lugar para se hospedar e perto de tudo. Caminhando pela pequena cidade, pareçe que está em um filme onde tudo é coberto de neve. No meio da praça central se localiza a Tromsø Domkirke ou a Catedral de Tromsø.

Dentro da cidadezinha visitamos 2 lugares, e para se locomover de um ao outro fomos a pé, mesmo sendo do outro lado da cidade.

O primeiro lugar que fomos foi a Ishavskatedralen ou Artic Cathedral, uma catedral muito famosa e o símbolo de Tromsø. Ela tem uma arquiteura e estrutura muito peculiar desenvolvida pelo arquiteto Jan Inge Hovig.  A partir daí, passamos a pé pela ponte de Tromsø (Tromsøbrua) onde tivemos uma vista esplêndida do sol atrás das montanhas. Depois seguimos em direção ao aquário de Tromsø, o Polaria. A arquitetura por fora também é diferente e por dentro o aquário é interessante. 

Apesar da cidade ser muito pequena, um lugar muito frio e distante, é também um destino bastante procurado por turistas do mundo inteiro.

Tromsø é chamada de a capital das Auroras Boreais ou Northern Lights. Pela cidade ser muito no norte, o fenômeno apareçe em quase toda noite de Inverno por lá. Das 6 noites em que estive na cidadezinha, 4 delas vimos Auroras.

O passeio mais procurado de Tromsø e um dos mais bonitos que tem para fazer é caçar as Auroras Boreais. Se usa esse termo, de "caçar", pois nem sempre irá encontrar em sua excursão daquela noite. Existem várias empresas que fazem este tipo de passeio, no meu caso, fomos com o Artic Explorers. Com esta empresa, agendamos 2 vezes a caça de Aurora Boreal e uma Whale Watching (uma excursão para ver baleias). Nas 3 ocasiões, a empresa pegou todo mundo que irá fazer o passeio em um ponto de encontro no centro de Tromsø, e depois as leva para um lugar onde nos dão roupas mais quentes, luvas, botas etc...

No passeio da Aurora Boreal no carro cabia 8 pessoas. É importante saber que este tipo de excursão não tem uma hora definida para acabar, ou seja, pode começar 8 da noite e só acabar 4 da manhã do dia seguinte. Memso assim, vale super a pena e ainda é feita uma fogueira no meio da neve com marshmallows, chocolate quente, chá etc... para esquentar do frio.

Dá 1ª vez que fomos, nosso guia nos levou a um lugar que fica a 1 hora de Tromsø, onde infleizmente não demos muita sorte em ver as Auroras. Felizmente vimos uma muito fraca por apenas 5 minutos.

Já da 2ª vez que fizemos o passeio, estávamos menos confiantes de passar várias horas no meio da neve esperando que algo aconteça. Desta vez, dirigimos 2 horas para fora de Tromsø, mas quando chegamos no local, ficamos todos de boca aberta com a maravilha que estava aconteçendo acima de nós. Foi algo mágico e espetacular, posso dizer que foi uma das coisas mais bonitas que já ví em toda minha vida.

Quando fomos fazer o passeio do Whale Whatching, também foi algo super divertido. Tivemos que sair bem cedo do hotel para pegar as poucas horas que o céu é claro e voltamos quando o mesmo já estava escuro. O passeio dura em média 4 horas, onde está incluindo um almoço. No barco cabia 7 passageiros mais os 2 tripulantes. O passeio gira em torno do cenário dos Fiordes noruegueses, uma grande entrada de mar entre altas montanhas rochosas. O passeio é muito bonito e conseguimos observar as 2 espécies de baleias presentes por lá, a Orca (baleia assasina) e a Humpback Whale.

Outro passeio muito esperado e inusitado da pequena cidade Norueguesa, é andar de Husky's, ou melhor, dirigir estes cachorros. Todos as empresas que fazem este tipo de passeio, tem um mini acampamento onde dá para passar a noite. Com a empresa Articadventures, não é nada diferente. Quando fomos, andamos de cachorro de noite, dormimos na cabana e depois andamos de novo de manhā. Neste tipo de passeio é incluído também roupas, lanche, jantar e café da manhã, para quem for pernoitar. Uma coisa muito divertida desta empresa especificamente, é que você mesmo dirige seus cachorros, enquanto outra pessoa vai embaixo. É uma diversão para toda a família e ainda a vantagem de andar de cachorrros de noite, é a possibilidade de ver Auroras Boreais, e ainda por cima dormir embaixo delas.

O último passeio que fizemos, foi andar de renas no meio da neve. Este passeio é bem diferente do que andar de cachorros, pois você não irá dirigir uma rena, mas sim ficar em um trenó enquanto ela te puxa. Fomos com a empresa Tromsø Lapland, onde também é incluído roupas e lanche. O passeio em sí, não é tão divertido assim, mas quando vai ser a próxima vez que vai andar de renas no meio da neve?

Gostaram? Dúvidas? Deixem seus comentários aqui.                                                     Acompanhem mais fotos no instagram do Tripglobe!!!