Nova York

Nova York é a cidade mais populosa dos Estados Unidos e sua região metropolitana é uma das mais populosas do mundo. Além de estar na lista internacional das metrópoles mais cosmopolitas é também considerada como a capital mundial da cultura. Também chamada de "Big Apple" a cidade é um grande centro comercial, político, econômico e que influencia globalmente a moda, arte, entretenimento etc. A metrópole possuí a mais importante bolsa de valores do mundo (Wall Street) e a sede da ONU (Organização das Nações Unidas).

As estações do ano em Nova York são extremamente bem definidas, onde no Inverno faz frio e neva e no Verão faz calor e sol. Durante o Outono e a Primavera a cidade passa por uma transformação e dá para observar em detalhes a troca de cor das plantas. Eu já estive em Nova York durante as 4 estações, nesse post colocarei fotos do Outono e da Primavera.

O melhor e mais eficiente jeito de se locomover pela Cidade de Nova York é através do metrô e a pé. Além de fugir do preço salgado dos taxistas, ainda foge do tráfego e chega no seu destino bem mais rápido do que por cima da terra. Todos os 5 distritos (Bronx, Queens, Manhattan, Staten Island e Brooklyn) possuem diversas estações espalhadas de uma forma que nenhum taxi é necessário. Uma dica para quem for visitar a cidade por uma semana e utilizar muito o Metrô é comprar o 7-day unlimited pass (passe ilimitado para 7 dias). Ele custa apenas 32 dólares e no fim das contas voce economiza bastante dinheiro em vez de ficar recarregando 2.75 dólares a cada vez que usar o transporte.

O distrito de Manhattan é o mais famoso da Cidade de Nova York, sendo assim o centro turístico e comercial. Essa região é bastante conhecida por ser "a cidade que nunca dorme" e pela sua arquitetura. Os arranhas-céus e as vistas que da para observar do topo é o que mais chama a atenção dos turistas, entre os mais famosos: Empire State Building, Top of the Rock e One World Trade Center. Ao lado do One World Trade Center, tem o 911 (memorial das torres gêmeas). Além dos gigantes arranhas-céus, Manhattan possuí alguns prédios antigos que foram construídos em 1900, entre eles o primeiro edifício de Nova York (Flatiron Builiding) e uma antiga estação ferroviária que ainda está em funcionamento (Grand Central).

Uma das ruas mais famosas do mundo para fazer compras é a 5a Avenida. O shopping a céu aberto é muito extenso e corta a ilha de Manhattan do Central Park até o Washington Square Park, o que dá em torno de 50 quadras.

A Times Square é um centro turístico que possuí várias lojas e museus, mas também onde rodeia os anúncios e teatros da broadway. Essa área da cidade (por volta de 4 quadras) é composta por edifícios que tem fixados telões gigantes que funcionam 24 horas, o que faz ficar bastante iluminado durante o dia e de noite. A Times Square possuí também diversos museus interessantes para qualquer tipo de idade como: Madame Tussaud (museu de cera), Believe it or not, Gulliver's Gate (museu de maquetes). Mas além das telas gigantes, o que chama mais atenção das pessoas do mundo inteiro são os shows da Broadway. A maioria dos shows custam entre 50-200 dólares dependendo do lugar e do show escolhido. Os teatros da Broadway costumam ficam em cartaz por volta de 10 anos.

O Rockefeller Center é um complexo em Midtown que possuí algumas lojas e uma pista de patinação no gelo. Além disso lá é onde fica o Top of The Rock.

Ao meio de tanto agito e prédios, Nova York pode oferecer alguns lugares tranquilos e verdes como o Bryant Park, Union Square Park e o Washington Square Park. O Bryant Park se localiza ao longo da 5a Avenida e é onde fica a biblioteca pública de Nova Iorque. O Union Square Park e a Washington Square Park ficam em Downtown. A Union Square fica no final da Park Avenue e a Washington Square no Greenwich Village, a praça é considerada o campus da NYU (New York University).

No bairro de Chelsea, tem 2 coisas principais para fazer:

  • The High Line: Um jardim suspenso que é repleto de instalações de arte e antigamente era uma estação de trem.
  • Chelsea Market: Se localiza abaixo do High Line e é uma feira com lojas, quiosques e restaurantes.

O Soho é um dos bairros mais descolados de Manhattan, onde possuí diversas lojinhas, sendo algumas de marca, papelarias, feirinhas etc. O lugar mais famoso do Soho para fazer compras é a Spring Street mas além dessa rua também é interessante passear pelos bairros próximos como Little Italy e Chinatown.

O Central Park é um parque imenso localizado no meio da ilha de Manhattan. A grande área já foi palco de vários filmes do mundo inteiro e é bastante agradável para turistas e locais fugirem do stress que é a cidade grande. 

Como capital mundial da cultura, Nova York possuí centenas de museus, entre os mais famosos estão: Museu de Historia Natural, Metropolitan Museum, MOMA (Museum Of Modern Art) e Guggenheim Museum. Das outras vezes que estive em Nova Iorque fui em todos estes museus, mas aqui vou falar apenas de 2:

  •  Whitney Museum of American Art: Um museu de arte contemporânea com obras impactantes e até mesmo controvérsias. Ele foi inaugurado em Janeiro de 2017 e fica no Greenwich Village.
  • The Met Breuer: Um museu de arte moderna e contemporânea que faz parte do Metropolitan Museum. Com as exibições sempre mudando, o museu é interessante e sempre cheio de novidades. O Breuer fica na Madison Avenue no Upper East Side.

Os shows mais famosos de Nova York são os que estreiam na Broadway, mas estive em um show Off broadway que recomendo muito chamado Sleep no More, uma produção interativa de perfomances. Essa incrível experiência funciona dessa maneira: Ao seu redor vai se passar a peça de Hamlet e vários personagens vão atuando em um antigo hotel abandonado. Seu objetivo é seguir os personagens encenando e tentar acompanhar o que está acontecendo. Não existe um caminho a seguir mas apenas 2 regras: Não tocar nos personagens e não tirar a máscara. Lá dentro é proibido tirar foto mas recomendo muito para qualquer idade.

Bem ao Sul da ilha de Manhattan, se localiza um dos monumentos mais famosos do mundo e um dos símbolos que representam a Big Apple; a Estátua da Liberdade. A estátua fica na Liberty Island ao lado da Elis Island (museu da imigração). Eu nunca estive em nenhuma dessas ilhas mas já observei a estátua de longe estando no Battery Park (onde saem os barcos para essas duas ilhas).

Fora da ilha de Manhattan, eu recomendo visitar o Brooklyn, onde estive em 2 bairros:

  • Williamsburg: É um bairro onde tem lojinhas descoladas, livrarias e pichações nas paredes. Recomendo passer pela Bedford Avenue e arredores.
  • Dumbo: É o bairro onde possuí vários jardins virados de frente para o rio e vários pontos para tirar fotos da Brooklyn e Manhattan Bridge. Recomendo ir até a esquina da Old Fulton Street com a Water Street. Depois ir caminhando até a esquina da Washington Street com a Water Street, onde fica o Dan's Apartment (protagonista da série Gossip Girl). Após disso andar pela Plymouth Street até chegar no Jane's Carousel. Abaixo está um mapa dessa trajetória.

Se tiver um dia de sobra na Big Apple, recomendo visitar a Columbia University. Ela é uma das melhores faculdades do mundo e uma das 8 Ivy Leagues dos Estados Unidos (melhores faculdades privadas dos EUA). O campus é aberto para todos, mas alguns prédios são restritos apenas para membros da faculdade. Mesmo com alguns locais bloqueados, da para visitar bastante coisa tranquilamente sendo apenas um visitante. A universidade fica no Upper West Side e a melhor maneira de chegar até la é de Metrô.

Gostaram? Dúvidas? Deixem seus comentários aqui.                                                      Acompanhem mais fotos no instagram do Tripglobe!!!