Delta do Okavango

O Delta do Okavango é um dos lugares com mais vida animal e selvagem da África. É o maior sistema em Delta acima da superfície do mundo, sendo assim, coberto de canais, lagoas e ilhas. Delta é quando a foz de um rio se divide em vários canais por meio de um obstáculo (natural ou antrópico) e chega ao mar. O rio Okavango vai desde o Sul da Angola até o norte da Botswana, onde se espalha em centenas de canais e lagoas. Grande parte da Botswana (70%) é coberta pelo Deserto do Kalahari e, neste caso, o Delta não faz sua função de chegar ao mar, pois toda sua água é evaporada pelo deserto. O Delta do Okavango é considerado uma das 7 maravilhas naturais da África e é um patrimônio mundial da UNESCO.

Quando fechamos nossa viagem para o Okavango Delta, fizemos tudo com a mesma empresa, que possuí lodges, aviões, ônibus, carros etc. A Wilderness Safaris é uma organização gigantesca que organiza viagens e possuí recursos em todo o continente africano. A equipe de funcionários dessa empresa é super atenciosa, carinhosa e compreensiva com todos os seus clientes.

Como o Okavango Delta é muito extenso, existem várias reservas diferentes para se hospedar. Escolhemos ficar dentro da Moremi Game Reserve, o coração do Delta do Okavango. O único meio de chegar na Moremi Game Reserve é através de aviãozinho pequeno pela pista de pouso de Xigera. Dentro dessa reserva existem diversas opções de lodges da Wilderness Safaris. Ficamos hospedados no Xigera Camp, 20 minutos da pista de pouso e que possuí apenas 10 cabanas (chiques). O pequeno hotelzinho é extremamente aconchegante e possuí uma excelente equipe de funcionários. Por estarmos no meio da Savana Africa e no habitat natural dos animais, é preciso saber que existe o risco de algum animal entrar nos limites do hotel. Para evitar nenhum acidente, os funcionários do hotel andam armados e são autorizados para machucar o animal em casos de apenas extrema urgência. A regra mais importante do lodge é que durante a noite é proibido andar desacompanhado de um funcionário do hotel e nem sair do quarto. Nesses lodges a segurança vem sempre em primeiro lugar e cada cabana possuí uma buzina que só deve ser pressionada em caso de emergência.

A única atividade que tem para fazer no Delta do Okavango é Safari. Também chamado de Game Drive (Safari de carro), normalmente se faz 2 procuras de animais por dia. Estive no Okavango nos meses de verão (Novembro-Fevereiro), onde as temperaturas ao amanhecer e de noite eram mais frescas (por volta de 20ºC) e ao longo do dia chegavam a ser extremamente quente (por volta de 40ºC). Como os animais possuem uma rotina e nós somos os intrusos por invadir o habitat natural deles, não podemos intervir na natureza (seja um animal machucado ou uma briga entre eles). Desta forma, temos que nos adaptar aos horários dos animais.

A maioria dos lugares em que se faz Safari, o primeiro Game Drive sai ao amanhecer por volta de 5:30 (hora do dia em que está fresco e os animais estão acordando) e o segundo Game Drive acontece no fim da tarde (hora em que o clima começa a ficar mais ameno e os animais saem do meio dos arbustos). O Xigera Camp não possuí wifi e nas horas em que não é realizado nenhum Safari o tempo é utilizado para descansar, ir na piscina e desfrutar da paisagem.

Além de Game Drive, o Delta do Okavango proporciona 2 estilos diferentes de safaris. Como a região fica coberta de água quase o ano inteiro, tem a opção de fazer safari aquático (Mokoro ou barcos a motor).

Mokoro são canoas feitas de troncos de árvores bastante utilizadas entre os canais do Delta do Okavango. Essas canoas from desenvolvidas em 1750 pela tribo BaYei e podem demorar até 5 meses para serem preparadas. O passeio acontece entre os canais do Delta e pode ter a chance de observar animais aquáticos como hipopótamos e crocodilos.

Gostaram? Dúvidas? Deixem seus comentários aqui.                                                      Acompanhem mais fotos no instagram do Tripglobe!!!