Porto

A cidade do Porto é a 2ª mais populosa de Portugal e é muito famosa por conta de seu vinho. A cidade é muito bonita e fofinha com vistas maravilhosas bem no estilo europeu. O lugar mais badalado e mais central do Porto é a Praça da Ribeira, um calçadão repleto de restaurantes que vão até tarde da noite, lojas de souvenir, música ao vivo etc. A Praça da Ribeira fica em frente ao Rio Douro e do bairro de Gaia. O hotel em que ficmaos hospedado foi o Pestana Porto Hotel, que ficava bem no centro da tal praça, ou seja, muito bem localizado.

A primeira coisa que fizemos quando chegamos na cidade foi comprar tickets para o ônibus vermelho CitySightseeing de Porto. O ônibus para nos pontos principais da cidade e explica toda sua história. Nele também da para sair e entrar a hora que quiser. Compramos os tickets para dois dias, e vinha incluso um passeio de barco pelo Rio Douro e uma visita à uma casa de degustação de vinho.

Em frente a Praça se localiza o Bairro de Gaia, onde tem as casas de degustação de vinho e um teleférico, que é muito bonita sua vista. Sugiro ir fazer este passeio em algum dia em que esteja sol e no fim de tarde. Para chegar até Gaia, tem que passar pela histórica ponte D. Luís I.

Outra parada do ônibus é a Rua dos Clérigos, onde fica a Torre dos Clérigos. A torre é um mirante da cidade, mas por ser um monuemto nacional contruído em 1754, não tem elevador assim o único jeito de chegar lá em cima é pelas escadas. Embaixo da Torre também tem a igreja dos Clérigos, que hoje em dia ainda é utilizada.

Bem perto da Torre, na Rua das Carmelitas, tem a Livraria Lello. Uma livraria fundada no começo do século XX e que foi um ponto de passagem importante para grandes escritores da literatura. Sua arquitetura é muito famosa, por sua escada, que foi uma influência para a escritora J.K Rowling para as escadas de sua série de livros Harry Potter.

A última coisa que fizemos na cidade do Porto, foi andar de barco pelo Rio Douro. O passeio é divertido e refrescante, onde ele passa pelas 6 pontes do rio. O barco tem seu ponto de partida e de volta em frente a Praça da Ribeira, onde fica o Pestana Porto Hotel.

A rota do ônibus termina com a vista das praias do Porto e com a Avenida dos Aliados, uma praça onde tem a estátua de D. Pedro I e em cima a Câmara Municipal do Porto.

Gostaram? Dúvidas? Deixem seus comentários aqui.                                                     Acompanhem mais fotos no instagram do Tripglobe!!!