Trancoso

Trancoso é uma pequena cidade localizada no município de Porto Seguro dentro estado da Bahia. Estive lá na época de Outono, mas como o nordeste brasileiro é sempre quente, o clima estava agradável. Trancoso é uma das cidades em que começou o Brasil e que Pedro Alvares Cabral desembarcou em 1500, portanto, é uma cidade histórica e com muito patrimônios nacionais. Desta forma, não há prédios nesta região e as casas ainda são do estilo colonial.

Existem 2 tipos de hóteis em Trancoso: Pousada na frente da praia pé na areia, ou pousada no meio do Quadrado. Eu sugiro muito, se tiver com adolesecntes e família, ficar em uma pousada no Quadrado pois todo mundo pode passear livremente a hora que quiser e é o centro de Trancoso, onde tem lojinhas, restaurantes, bares, festas de noite etc. O Quadrado é o maior patrimônio da cidade e a praça central, onde é rodeada por casinhas pintadinhas e tem uma igreja bem simples no meio. Tudo isso na frente do Oceano Atlantico, onde tem uma vista esplêndida, e a praça é protegida pela UNESCO. Sugiro muito algum dia de sua viagem acordar bem cedo para ver o nascer do sol do Quadrado, é de tirar o folego, mas infelizmente o dia em que escolhi para fazer isso estava um pouco nublado.

Trancoso é muito famoso também pelas suas praias magníficas, sendo a cor do mar um azul bem clarinho. Um dos problemas que tive de enfrentar quando estive na cidade, é estar com o dedo do pé quebrado, assim não pude tomar um banho de mar. Mesmo assim fui na praia e aproveitei o máximo que pudi. Para chegar na praia saindo do Quadrado, é necessário uma caminhada de 15 minutos, onde irá passar por um pedaço da mata atlântica e por um mangue bem bonito. Com este caminho, você irá chegar no começo da Praia dos Nativos, a praia mais bonita de Trancoso e onde tem os restaurantes e pousadas pé na areia. Entre elas, vou destacar as melhores pousadas, que são a A Estrela D' Água e a pousada Tangará, no qual visitei as duas e são excelentes hotéis para quem preferir se hospedar na frente da praia.

Um passeio que recomendo muito fazer e é super divertido para toda a família, é andar de quadriciculo. O passeio dura em torno de duas horas, onde passa por uma fazenda e chega em uma praia deserta para tomar um banho de mar. Fomos com a empresa Trancoso Adventures.

Para quem optar se hospedar no Quadrado, sugiro a pousada Capim Santo, que fica a 10 metros da grande praça. Uma pequena pousada que foi fundada em 1985 e é toda escondida na natureza. Mesmo pequena e para quem não se hospedar lá, possuí um dos melhores restaurantes de Trancoso aberto a todos e todos os dias para Jantar.

Os quartos da pousada são sempre um diferentes dos outros, onde alguns tem 2 andares e outros até tem cozinha. Além de tudo isso, possuí 1 piscina gelada e um ofuro maravilhoso e muito quente feito de madeira.

Gostaram? Dúvidas? Deixem seus comentários aqui.                                                     Acompanhem mais fotos no instagram do Tripglobe!!!